sábado, 9 de outubro de 2010

Cultura do Sertão do Cariri

´NO TERREIRO DE BRINCANTES´ (7/10/2010)

Reisado tematiza filmagens

7/10/2010 Clique para Ampliar
Formado em 1955, no Sítio Cobras, no Crato, o Reisado Dedé de Luna, das filhas do Mestre José Francisco, é tema do novo documentário do projeto que resgata tradições populares
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Tradições populares são preservadas por meio de projeto que realiza documentários com seus fundadores

Crato. Grupos de tradição popular do Cariri estão sendo documentados por meio do projeto "No Terreiro dos Brincantes". O primeiro documentário foi sobre "Mulheres do Coco da Batateira" e o segundo sobre a "Mestra Zulene Galdino". Agora será a vez do Reisado Dedé de Luna, no bairro Muriti, no Crato. O reisado teve sua primeira formação em 1955, no Sítio Cobras, constituído por homens que animavam as renovações em sítios do Município. As brincadeiras atravessavam um dia para o outro. A segunda formação ocorreu em 1984 já no Bairro Muriti e tendo à frente as filhas do Mestre José Francisco Luna, popularmente conhecido como Dedé de Luna.

O grupo inicialmente era denominado de Decolores. Após a morte do Mestre em 2002, a filhas prestaram uma homenagem mudando o nome do Reisado para Dedé de Luna. Atualmente constituído por 30 brincantes, a maioria mulheres, o reisado se destaca pela inovação das roupas que recebem detalhes minuciosos de lantejoulas, espelhos e tecidos brilhosos. O traje se diferencia dos demais reisados da região do Cariri.

Atualmente coordenado pela filhas, mestras Mazé e Penha, o trabalho se renova e cresce. Além desta tradição, o grupo mantém ainda teatro de rua, coco, lapinha e reisado infantil.

A história do grupo será resgatada pelo documentário que contará a trajetória desse reisado, grupo que se mantém vivo há várias décadas. O trabalho será o terceiro desenvolvido pelo Projeto "No Terreiro dos Brincantes". É realizado pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho (IEC), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri (Urca) e ao Coletivo Camaradas.

Para a Mestra Mazé, esse documentário é importante para o grupo, pois fica na memória das pessoas. Ela destaca que resgatará uma história que vem de uma tradição e que servirá como fonte de pesquisa para estudiosos do assunto. A acadêmica de História da Urca e monitoria do Ppojeto "No Terreiro dos Brincantes", Ana Cristina de Sales enfatiza que o trabalho é uma forma de se aproximar e conhecer a realidade dos grupos da cultura popular.

Ela destaca que os documentários são importantes recursos pedagógicos para serem utilizado em sala de aula. Já o professor Alexandre Lucas, coordenador do projeto "No Terreiro dos Brincantes", ressalta que o documentário será disponibilizado na Internet para que as pessoas possam ter acesso de forma democrática. Lucas enfatiza que serão produzidos mais nove documentários.

O projeto "No Terreiro dos Brincantes" visa contribuir para a memória social e afirmação da identidade e diversidade cultural das manifestações artísticas e culturais da região do Cariri. O trabalho é desenvolvido através de registros audiovisuais e entrevistas com os mestres e mestras do saber popular na própria comunidade. Um dos objetivos do documentário é contextualizar a realidade socioeconômica dos brincantes. O projeto conta com sete acadêmicos monitores.

Fique por dentro 
Novas formações

O Cariri tem a presença de dezenas de grupos de reisado, em diversas cidades da região. Novos grupos têm sido formados, com crianças e adolescentes, objetivando manter a tradição. Luís da Câmara Cascudo, no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, diz que reisado é a denominação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e no Dia de Reis. A manifestação chegou ao Brasil através dos colonizadores portugueses, que ainda conservam a tradição em suas pequenas aldeias, celebrando o nascimento do Menino Jesus, o Filho de Deus.

MAIS INFORMAÇÕES 

Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho , Pro-Reitoria de Extensão (Proex/Urca), (88) 3102.1200 - Prof. Alexandre Lucas, (88) 8847.6946

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Nenhum comentário: