quarta-feira, 5 de maio de 2010


Semace inicia monitoramento de recursos hídricos do Estado

Segundo a Semace, todas as 11 bacias hidrográficas do Estado estão sendo contempladas, totalizando 102 pontos de amostragem
04 Mai 2010 - 11h27min
Durante o mês de maio, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promove a quarta coleta de amostras das águas superficiais dos principais rios do Ceará e seus afluentes. A ação, desenvolvida pelo Núcleo de Análise e Monitoramento (Nuam), faz parte do Programa de Monitoramento dos Recursos Hídricos do Estado. 

De acordo com a Semace, o objetivo é conhecer a problemática relacionada às condições ambientais das águas superficiais dos recursos hídricos (açudes, rios, lagoas etc.), através das análises de parâmetros físico-químicos, biológicos e de metais pesados. 

O monitoramento consiste no acompanhamento das condições de qualidade ambiental, visando fornecer os elementos essenciais ao processo de planejamento e gestão. Segundo a Semace, todas as 11 bacias hidrográficas do Estado estão sendo contempladas, totalizando 102 pontos de amostragem, os quais foram escolhidos com base na representatividade e em laudos disponíveis no Nuam. 

As coletas são realizadas tanto no período chuvoso e quanto no de estiagem, tendo por objetivo caracterizar aspectos físico-químicos e biológicos dos rios e seu comportamento de acordo com as alterações climáticas sazonais. O monitoramento está sendo realizado nos meses de fevereiro e maio (chuvoso) e agosto e novembro (estiagem) de cada ano. 

Fonte: Jornal O Povo - Caderno Cidades

Nenhum comentário: