quarta-feira, 5 de maio de 2010

Planejamento no Ceará


Série de Oficinas regionais do PPA começou nesta terça-feira (04-05) em Sobral

Abertura dos encontros terá a presença do vice-governador Francisco Pinheiro e do secretário-adjunto da Seplag, Reno Ximenes



O debate sobre o Plano Plurianual Participativo e Regionalizado – PPA 2008/2011 está de volta ao Interior do Estado. A partir desta terça-feira, dia 4, o Governo do Estado, por meio da Vice-Governadoria e Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, inicia mais uma série de oficinas regionais. Os 14 encontros vão acontecer até junho e têm por objetivos dar conhecimento da execução orçamentária regionalizada para o período 2007-2009, com foco nos resultados estratégicos de governo e nos programas setoriais, e estimular o debate sobre vocação e desenvolvimento territorial de modo a contribuir para a compreensão do tema e a busca de novas alternativas de intervenção no território em suas múltiplas escalas.
O governador Cid Gomes destacou a busca constante do Governo em manter o diálogo com a sociedade. “Desde o início do governo, em 2007, nos deslocamos a todas as macrorregiões do estado para ouvir a população. Além de fazermos uma prestação de contas, um balanço das nossas ações, esses encontros têm como principal objetivo aproximar sociedade e governo. Eles são a oportunidade para que cada pessoa, cada segmento apresente, sem intermediários, sugestões, demandas e críticas. Muitos dos projetos que hoje estão em andamento nasceram a partir de reuniões como esta”, enfatizou o Governador. Lembrou ainda que o Plano Plurianual Participativo e Regionalizado – o PPA – é uma conquista da população e uma inovação no jeito de governar, “porque o governo divide com a sociedade a responsabilidade de administrar e juntos colhem os resultados de uma gestão participativa, democrática e transparente”.
 A primeira oficina da série acontece nesta terça-feira, em Sobral. Das 8 às 14 horas, representantes de 20 municípios da macrorregião Sobral/Ibiapaba estarão reunidos no Centro de Convenções. A abertura terá a presença do vice-governador Francisco Pinheiro e do secretário adjunto da Seplag, Reno Ximenes. A programação consta de palestra a ser proferida pela vice-reitora da Universidade Vale do Acaraú, professora Palmira Soares de Mesquita, exposição sobre as ações do Governo na região, plenária e avaliação do encontro. Para a secretária da Seplag, Desirée Mota, o Governo, ao abrir mais uma etapa do PPA, confirma o compromisso de instalar e manter um processo de interlocução com a sociedade e os poderes públicos, na elaboração e gestão do PPA. 
 Após a oficina regional desta terça-feira, em Sobral, a equipe de técnicos do Governo, coordenada pela Vice-Governadoria e Seplag, por meio da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão – Cplog, descola-se para Acaraú, local do segundo encontro regional, programado para quarta-feira, dia 5, no Ginásio Poliesportivo, com a presença de representantes de 15 municípios da macrorregião Litoral Oeste. A programação do PPA na semana termina na quinta-feira, dia 6, com a realização da oficina reunindo os 14 municípios da macrorregião Litoral Oeste, na Escola de Ensino Médio Joaquim Magalhães, em Itapipoca.        







Nenhum comentário: