sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cultura e tradição preservada no Ceará


SANTO ANTÔNIO

Ritual antecede corte do pau da bandeira

13/5/2010 Clique para Ampliar
O corte foi de um jatobá com 137 centímetros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento 
ANTÔNIO VICELMO
A festa do Padroeiro de Barbalha, Santo Antônio, será aberta, oficialmente, no próximo dia 30 de maio

Barbalha. Cortado ontem o pau da bandeira da Festa de Santo Antônio de Barbalha. É um jatobá com 137 centímetros de diâmetro e mais de 20 metros de comprimento. A árvore, considerada mística pelos índios, foi retirada do Sítio Flores, a 10 quilômetros de Barbalha, no sopé da Serra do Araripe, ao lado de duas nascentes de água perene. A festa será aberta oficialmente no dia 30 com o carregamento do pau até a Igreja Matriz, onde ele será erguido com a bandeira de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

O corte do pau da bandeira foi antecedido de um ritual. Os cortadores da árvore, tendo a frente o "Capitão do pau", Rildo Teles, foram abençoados pelo padre Renato Simoneto, vigário de Barbalha. Em seguida, o grupo seguiu de caminhão para o local do corte. Antes da derrubada do jatobá, os cortadores, de mãos dadas, rezam um Pai Nosso em torno da árvore. O primeiro corte é dado pelo capitão do pau, que comanda a movimentação dos carregadores.

Tradicionalmente, o corte do pau era feito no domingo, 15 dias antes da abertura da festa. Um Termo de Ajuste de Conduta (TEC), assinado pela Prefeitura e órgãos ambientais, orientou que o corte do pau seja feito no meio da semana com o objetivo de evitar a presença de curiosos que, segundo os ambientalistas, degradam a área de onde é retirado o pau. Mesmo assim, cerca 200 pessoas acompanharam a derrubada da árvore. Este ano, pela primeira vez, o curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (Urca) promove um estudo sobre a trilogia "fé, ambiente e cultura popular". O objetivo é promover uma interação entre estes valores que fazem parte da Festa de Santo Antônio. Sobre o reflorestamento, a Prefeitura diz estar cumprindo a sua parte.

No ano passado, foram plantadas 200 mudas de plantas nativas no sopé da Serra do Araripe. "Este ano, serão plantadas mais 200 mudas", garante o secretário de Cultura do Município, Dorivan Amaro. Depois de cortado, o pau foi puxado com um trator para o Sítio Roncador, a 3km do Sítio Flores. Ali, na chamada "cama do pau", na casa grande da fazenda, o jatobá é colocado para secar até o dia do carregamento, ou seja, domingo, dia 30.

Dali, a árvore será conduzida nos ombros dos devotos de Santo Antônio até a Igreja Matriz, onde será fincado, sob os aplausos da multidão.

Mudas

"No ano passado, foram plantadas 200 mudas de plantas. Este ano, serão mais 200 mudas"
Dorivan Amaro
Secretário de Cultura do Município de Barbalha

MAIS INFORMAÇÕES 
Prefeitura de Barbalha
Praça Princesa Isabel, Centro
(88) 2101.1919, ramal 223
(88) 9978.4735


Antônio VicelmoRepórter
Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=784209

Nenhum comentário: