quinta-feira, 27 de maio de 2010

Ceará - seguro contra a estiagem


GARANTIA SAFRA
27/05/2010

Pagamento do Garantia Safra pode ser antecipado
Na última sexta-feira (21), o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Antônio Rodrigues Amorim, se reuniu com ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, com o objetivo de tratar sobre a situação que o Estado está enfrentando por conseqüência da estiagem.

O acordo firmado estipula que, se até dia 15 de junho, os 177 municípios cearenses inscritos no Programa estiverem adimplentes com o pagamento das parcelas referentes ao Garantia Safra, o início do pagamento das parcelas será antecipado para o próximo mês de agosto.

A situação da estiagem no Ceará com a falta de chuvas, já provocou perda média de 57% na agricultura. O cálculo de safra traçado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), no início deste ano, que era de uma produção de 1,4 milhão de toneladas, até agora só chegou a 602 mil toneladas.

A presidente da Aprece, Eliene Brasileiro, que esteve presente durante toda a semana em Brasília, por conta da XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prolongou sua estadia na Capital Federal, exclusivamente para participar deste importante encontro. O objetivo era negociar propostas como a liberação do Programa Garantia Safra nos meses de julho a outubro; disponibilização de recurso para financiamento a projetos produtivos que estimulem a promoção da segurança alimentar e a geração de trabalho e renda; fortalecimento dos programas de convivência com o Semi-Árido, entre outros.
Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece) também participaram do encontro.

Fonte: APRECE - http://www.aprece.org.br/site/?prefeitura=-1&acao=destaques&subacao=exibir&codigo=10317

Nenhum comentário: