sexta-feira, 28 de maio de 2010

Apoio a Pesquisa no Semiárido

CNPq vai financiar formação de pesquisadores para atuarem no Semiárido


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deve lançar, em junho de 2010, um edital para financiar pesquisas e formação de recursos humanos na região do Semiárido. A informação foi dada no dia 26 de maio pelo diretor doInstituto Nacional do Semiárido (Insa), Roberto Germano, durante palestra na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
De acordo com Germano, as linhas de pesquisa deverão tratar do processo de desertificação, do potencial econômico e cultural da região, da recuperação de áreas degradadas, da educação voltada para a convivência com o Semiárido e do mapeamento de recursos naturais. 

O diretor do Insa – instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia – defendeu fontes específicas para o desenvolvimento do Semiárido. "O Brasil não é só Amazônia. Temos também a Caatinga para a promoção do desenvolvimento nacional", disse.
Segundo Germano, estão garantidos R$ 12,5 milhões para as bolsas de pesquisa e capacitação. O Semiárido abrange oito estados da Região Nordeste, o Vale do Jequitinhonha (MG) e parte do norte do Espírito Santo. O bioma caracteriza-se por chuvas irregulares e vegetação resistente a longos períodos de seca, do tipo xerófila (espécie adaptada ao meio seco).

FONTE: 
Carolina Pimentel - Repórter
Lana Cristina - Edição


Via http://www.agrosoft.org.br/agropag/214443.htm

Links referenciados

www.cnpq.br

www.cgee.org.br/cncti4

www.mct.gov.br

www.insa.gov.br

www.agenciabrasil.gov.br

Nenhum comentário: