domingo, 2 de maio de 2010

Agricultura familiar reconhecida pela FAO


Conferência 
da FAO defende fortalecimento da agricultura familiar
Cidade do Panamá/Panamá 

Os representantes dos países participantes da 31ª Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe chegaram ao consenso de que a segurança alimentar e nutricional é o marco principal que deve direcionar todas as prioridades governamentais na região e que o fortalecimento da agricultura familiar é a mais importante estratégia para atingir esse objetivo. A conferência foi encerrada sexta-feira, 30, na Cidade do Panamá. 

Garantir aos agricultores o acesso aos meios de produção, como terra, água e sementes é um dos desafios que a FAO estabeleceu durante a Conferência. Também foi destacada a importância de políticas públicas como a facilitação de crédito, o incentivo à produção, o desenvolvimento de sistemas de seguros de preço e de clima, o apoio à assistência técnica e à comercialização da produção. Segundo os conferencistas, a garantia dessas questões é fundamental para evitar o êxodo rural na América Latina. 

Outra questão apontada pela Conferência é a importância da participação da sociedade civil, junto com os governos e entidades internacionais, na elaboração e implantação das políticas públicas. A Reunião Especializada da Agricultura Familiar no Mercosul -REAF – deve ganhar ainda mais destaque como instância de diálogo entre os governos e a sociedade. As medidas dos diversos países para o combate à fome integram o projeto “Iniciativa América Latina sem Fome 2025” da FAO e fortalece o Comitê de Segurança Alimentar. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, representante do Brasil na Conferência, ressaltou que os países devem se concentrar mais no esforço de garantir a segurança alimentar. “Temos que criar condições reais de acesso à alimentação para todos. É necessário que a FAO  avance nos mecanismos de garantia de direito à terra e à produção de alimentos saudáveis que não prejudiquem o meio ambiente. Os direitos das comunidades rurais tradicionais devem ser preservados”, destacou. 

Time 
Repercutiu na Conferência a inclusão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na lista dos 25 líderes mais influentes do mundo, feita pela revista norte-americana Time e divulgada nesta quinta-feira, 29. O esforço do presidente Lula no combate à fome, um dos motivos de sua indicação pela revista, foi visto pelos conferencistas como reconhecimento da própria agenda discutida no Panamá durante esta semana. 

(MDA) 

Nenhum comentário: