segunda-feira, 19 de abril de 2010

Rede Clima - um pouco sobre o "IPCC" brasileiro


Para estudar os efeitos das mudanças climáticas no Brasil, o governo federal instituiu no dia 17 de abril de 2009 o Painel Brasileiro sobre Mudanças do Clima. A iniciativa brasileira reúne 300 renomados cientistas e pesquisadores de várias instituições e centros universitários.
O grupo de cientistas brasileiros vai compilar e analisar a toda a produção científica do País a respeito dos mais diferentes aspectos das alterações do clima no país.
Para o sucesso dessa iniciativa, o governo conta com a Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), criada 2007. Composta por integrantes de diversas áreas, como governo e academia, a Rede objetiva atuar na produção e disseminação de conhecimentos e tecnologias em mudanças do clima, além de contribuir para a formulação e acompanhamento de políticas públicas no âmbito do território brasileiro concentradas nas seguintes áreas: Cidades, Zonas Costeiras, Economia das Mudanças Climáticas, Recursos Hídricos, Desenvolvimento Regional, Energias Renováveis, Agricultura, Saúde e Modelagem.

O Campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri participa da Rede Clima na sub-rede temática Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional, coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. A profa. Suely Chacon é responsável pelas pesquisas da sub-rede no Semiárido.

Abaixo vocês podem conferir as principais informações sobre a Rede Clima.




  • Introdução

A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) foi instituída pelo MCT no final de 2007 e tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. A economia brasileira tem expressiva base em recursos naturais renováveis, o que torna o país potencialmente vulnerável às mudanças climáticas, vulnerabilidade esta acentuada pelas disparidades regionais de desenvolvimento.

Numa visão de longo prazo, as mudanças climáticas globais apresentam risco sem precedentes à civilização e o Brasil reúne potencialidades para contribuir à diminuição deste risco em função de nossa abundância de recursos naturais. No entanto, a realização deste potencial depende do aumento do conhecimento científico.

O recente lançamento do Plano Nacional de Mudanças Climáticas pelo governo federal balisará a identificação dos obstáculos e dos catalisadores de ação e políticas públicas. A Rede CLIMA constitui-se em fundamental pilar de apoio às atividades de Pesquisa e Desenvolvimento deste Plano e ensejará o estabelecimento e consolidação de comunidade científica e tecnológica preparada para atender plenamente às necessidades nacionais de conhecimento, incluindo a produção de informações para formulação e acompanhamento das políticas públicas sobre mudanças climáticas e para apoio à diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças climáticas.

Um dos primeiros produtos colaborativos da Rede CLIMA será a elaboração regular de análise sobre o estado de conhecimento das mudanças climáticas no Brasil, nos moldes dos relatórios do IPCC, porém com análises setoriais mais especificas para a formulação de políticas públicas nacionais e internacionais.


  • Objetivos


    Os objetivos da Rede CLIMA são:

  • gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais;
  • produzir dados e informações necessárias ao apoio da diplomacia brasileira nas negociações sobre o regime internacional de mudanças do clima;
  • realizar estudos sobre os impactos das mudanças climáticas globais e regionais no Brasil, com ênfase nas vulnerabilidades do País às mudanças climáticas;
  • estudar alternativas de adaptação dos sistemas sociais, econômicos e naturais do Brasil às mudanças climáticas;
  • pesquisar os efeitos de mudanças no uso da terra e nos sistemas sociais, econômicos e naturais nas emissões brasileiras de gases que contribuem para as mudanças climáticas globais; e
  • contribuir para a formulação e acompanhamento de políticas públicas sobre mudanças climáticas globais no âmbito do território brasileiro.

    http://www.ess.inpe.br/redeclima/index.php?option=com_content&view=article&id=44&Itemid=2

    • Organização


        Na sua estrutura de implementação de pesquisas, a Rede CLIMA é constituída de uma Secretaria Executiva, no INPE, e dez sub-redes temáticas.

         Secretaria Executiva da Rede CLIMA
    Instituição Coordenadora da Rede CLIMA: Centro de Ciência do Sistema Terrestre, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
    Responsável: Dr. Carlos A Nobre (email: carlos.nobre@inpe.br)

    A Secretaria Executiva da Rede CLIMA exerce função de coordenação das sub-redes temáticas e de interlocução com o Conselho Diretor da Rede CLIMA, do MCT, além da implementação das ações orçamentárias alocadas à Rede CLIMA.

        Sub-Redes Temáticas
        a) Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Ecossistemas
    Instituição Coordenadora: Museu Paraense Emilio Goeldi, Belém, Pará
    Coordenadora: Dra. Ana Luisa Mangabeira Albernaz (email: anakma@museu-goeldi.br)
    Vice-Coordenador: Dr. Alexandre Luis Padovan Aleixo (email: aleixo@museu-goeldi.br)

    Instituições participantes da sub-rede: Museu Paraense Emilio Goeldi, UnB, UFG, UFRJ, UERJ.

         b) Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos
    Instituição Coordenadora: Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco
    Coordenador: Prof. José Almir Cirilo (email: almir.cirilo@terra.com.br)
    Vice-Coordenador: Prof. Alfredo Ribeiro Neto (email: ribeiront@hotmail.com)

    Instituições participantes da sub-rede: UFPE, UFCE, UFV, UFRGS, INPE, INPA, Instituto Nacional do Semi-Árido.

         c) Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional
    Instituição Coordenadora: Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Co-coordenador: Prof. Marcel Bursztyn (email: marcel@unb.br)
    Co-coordenador: Dr. Saulo Rodrigues Filho (email: srodrigues@unb.br)

    Instituições participantes da sub-rede: Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri, Universidade Federal do Tocantins, Instituto Nacional do Semi-árido – INSA, Articulação do Semi-árido Brasileiro – ASA Brasil, Embrapa Semi-árido


        d) Mudanças Climáticas e Energias Renováveis
    Instituição Coordenadora: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
    Coordenador: Prof. Luiz Pinguelli Rosa (email: lpr@adc.coppe.ufrj.br)
    Vice-Coordenador: Dr. Marcos Freitas ( mfreitas@ppe.ufrj.br)

    Instituições participantes da sub-rede: COPPE, INPE, USP (Poli e IEE), UNICAMP, CEPEL, CENPES, UFAM, UFPA, INPA, MPEG, UFPE, UFBA, UFCE, UnB, UFG, UNIFEI, UFES, UFRGS, UFPR.

        e) Mudanças Climáticas e Saúde

    Instituição Coordenadora: FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ
    Co-Coordenador: Dr. Christovam Barcellos (email: xris@fiocruz.br)
    Co-Coordenadora: Dra. Sandra Hacon (email: shacon@ensp.fiocruz.br)

    Instituições participantes da sub-rede: FIOCRUZ, UFMT, UFRO, UERJ, INPE, IBGE, SVS-Ministerio da Saude, Agencia Nacional de Aguas, Organizacao Panamericana de Saude (OPS)
      
        f) Mudanças Climáticas e Agricultura
    Instituição Coordenadora: EMBRAPA/CNPTIA, Campinas, SP
    Coordenador: Dr. Eduardo Assad (email: assad@cnptia.embrapa.br)
    Vice-Coordenador: Dr. Hilton Silveira Pinto (email: hilton@pq.cnpq.br)

    Instituições participantes da sub-rede: Embrapa e seus diversos centros de pesquisa, UNICAMP, IAPAR, UFV, IPA, EPAGRI, ESALQ, UFLA, FEPAGRO e UFRGS.

         g) Mudanças Climáticas e Cidades
    Instituição Coordenadora: UNICAMP, Campinas, SP
    Coordenador: Prof. Daniel Hogan (email: hogan@nepo.unicamp.br)
    Vice-Coordenadora: Profa. Heloisa Soares de Moura Costa ( hsmcosta@terra.com.br)

    Instituições participantes da sub-rede: Nepo-Unicamp, IGC/UFMG, Cedeplar-UFMG, UnB, Ufscar, UFRGS, Prefeitura Municipal de Campinas, NAEA-UFPA, UFPR, IPPUR –UFRJ, UNIFESP, Unesp-Presidente Prudente, Cebrap, PUC Campinas, Nepam-Unicamp, UNIVAP, IG-Unicamp, Unesp-Rio Claro, IPARDES, UFAM, INPE
      
        h) Economia das Mudanças Climáticas

    Instituição Coordenadora: USP/FEA, São Paulo, SP
    Coordenador: Prof. Eduardo Haddad (email: ehaddad@usp.br)
    Vice-Coordenador: Dr. Edson Paulo Domingues ( epdomin@cedeplar.ufmg.br)

    Instituições participantes da sub-rede: FEA-USP, Cedeplar-UFMG, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal de Viçosa, ESALQ-USP, IPEA
      
        i) Modelagem Climática

    Instituição Coordenadora: INPE, São José dos Campos, SP
    Coordenador: Dr. Paulo Nobre (email: pnobre@cptec.inpe.br)
    Vice-Coordenador: Dr. Gilvan Sampaio (email: sampaio@cptec.inpe.br)

    Instituições participantes da sub-rede: INPE, UFPE, UFV, USP, UNESP, UFRGS, UNICAMP, UFLA, UFSM, UNIFEI, UnB, UFMG, INPA, UEA, FURG/IO, FUNCEME, LAMEPE

         j) Mudanças Climáticas e Zonas Costeiras

    Instituição Coordenadora: Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande, RS
    Coordenador: Prof. Carlos Garcia (email: dfsgar@furg.br)
    Vice-Coordenador: Prof. Dr. José Henrique Muelbert ( docjhm@furg.br)

    Instituições participantes da sub-rede: FURG, UFRN, UFSE, UFPB, URPE, UFBA, UFES, UFRRJ, UFRJ, UFF, USP, UNICAMP, INPE, UNESP, UFPR, UNIVALI, UFSC, UFRGS, UFPEL, Instituto Costa Brasilis, DHN/Marinha do Brasil, SEAP


    • Documentos

    Instituição da Rede CLIMA - Portaria MCT nº 728, de 20.11.2007
    Composição do Conselho Diretor da Rede CLIMA – Portaria MCT nº 171 de 27.03.2008
    Relatório de atividades da Rede CLIMA – Julho de 2009
    http://www.ess.inpe.br/redeclima/index.php?option=com_content&view=article&id=46&Itemid=41

    • Contat

    Rede CLIMA
    Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE
    Centro de Ciência do Sistema Terrestre - CST
    Prédio Beta 
    Av. dos Astronautas 1758 - Jardim da Granja
    São José dos Campos - São Paulo - Brasil
    CEP: 12227-010
    Fone: +55-12-39457129
    Fax: +55-12-39457126

Nenhum comentário: