quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pesquisa científica no Semiárido


Fazenda será polo de pesquisa
21/4/2010 Clique para Ampliar
CASA-SEDE DA FAZENDA Normal, que servirá para campo de estudos em agronegócios, conforme convênio 
ALEX PIMENTEL
Centro rural de pesquisas da Ematerce será utilizado para aulas de agronegócios e de tecnologia alimentar

Quixeramobim. A Fazenda Normal, propriedade de pesquisas da Ematerce, situada no distrito de Uruquê, na zona rural de Quixeramobim, será transformada em um enorme campus de pesquisa estudantil. A área de 15 mil de metros quadrados funcionará como um laboratório de campo para alunos dos cursos de Agronegócios e de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec), uma das unidades de formação técnica do Instituto Centec, com sede neste município. Um convênio firmado entre as duas instituições assegura o uso do campus experimental.

A divulgação oficial ocorreu na solenidade de posse da nova diretora da Fatec, a engenheira agrônoma Maria Alzenira Saraiva Pinheiro. Na ocasião, um coquetel especial foi servido aos convidados. Pizza de feijão de corda, torta de fava, biscoitos de gergelim e de amendoim, kaftas de carnes e queijos condimentados com marmeleiro, hortelã ervas finas integraram o cardápio. Foram produzidos pelos alunos da Fatec Sertão Central. Passaram por testes de controle de qualidade. Alguns desses trabalhos renderam publicações em revistas de artigos científicos.

Empolgação

Alzenira Pinheiro não esconde a empolgação com o novo desafio e as novas ferramentas disponibilizadas. Em breve, começarão a incrementar o setor industrial de produção de alimentos. Os reflexos também serão sentidos na base produtiva, no campo.

De acordo com ela, a proposta, voltada à valorização da vocação regional, é inovadora e crucial para a formação especializada. Além dos novos trator e ônibus para o transporte dos futuros tecnólogos, a utilização da Fazenda Normal nas aulas práticas, de pesquisa e extensão, será fundamental para o aperfeiçoamento do aprendizado técnico.

O convênio havia sido firmado em visita recente do presidente do Instituto Centec, Luiz Odorico Monteiro de Andrade à Fatec Sertão Central. Ele estava acompanhado do ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta. Na oportunidade, tranquilizou os alunos com relação à expansão do núcleo de formação tecnológica.

Implantação

O titular do Instituto Centec deu conhecimento da implantação de um plano de investimento para a unidade de ensino. Será incluída no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (Mapp). O plano registra os empreendimentos considerados relevantes para o Estado.

Odorico Monteiro também acenou para a ampliação de cursos técnicos de curta e média duração nos centros do Instituto Centec espalhados pelo Estado. São abertas 540 vagas para cursos de nível médio e superior. O objetivo é suprir o mercado de trabalho onde há carência de mão-de-obra especializada. Ele citou como exemplo os cursos de Metalurgia, Eletromecânica e Meio Ambiente. Serão implantados no CVTec de São Gonçalo do Amarante, todos voltados para atender as demandas do Complexo Industrial Portuário do Pecém. "O nosso objetivo é ampliar a oferta da educação profissional e tecnológica, principalmente, para os nossos jovens", acrescentou Monteiro.

O atual presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, não pôde comparecer à solenidade. Tinha compromissos em Fortaleza. Ele é chefe de gabinete do órgão. Com a saída do seu antecessor, o engenheiro agrônomo José Maria Pimenta, no início do mês, acumulou os dois cargos. Foi José Maria quem assinou o convênio como o Instituto Centec, aos 29 de março passado, quando ainda estava à frente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará.

Instituto Centec

O Instituto Centec é uma organização social vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Presta serviço para o Governo do Estado do Ceará, por meio de contrato de gestão.

É integrado por 33 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), quatro Centros Vocacionais Técnicos (CVTec) onde são realizados cursos técnicos de nível médio e duas Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec), além de três Núcleos de Informação Tecnológica (NIT).

Fazenda Normal

A Fazenda Normal, localizada no Município de Quixeramobim, ocupa uma área de 1.507 hectares. Na propriedade estão localizadas 11 unidades didáticas dos seguintes produtos: coco, laranja, manga, sapoti, acerola, uva, goiaba, caju anão-precoce, bovinocultura e ovinocaprinocultura. Dispõe ainda de duas salas de treinamentos com capacidade para 30 treinados cada uma e oito dormitórios, para abrigarem até 60 pessoas. Quatro açudes completam os atrativos do lugar.

Tudo isso à disposição dos estudiosos da área que buscam ampliar os seus conhecimentos sobre os trabalhos de assistência técnica e extensão rural desenvolvidos no Ceará.

Potencial

"Temos uma importante missão nas nossas mãos. Acredito na potencialidade dos professores e alunos"
Alzenira Pinheiro
Diretora da Fatec Sertão Central

MAIS INFORMAÇÕES 
Fatec Quixeramobim
(88) 3441.1320
Ematerce
(85) 3101.2416

Alex Pimentel
Colaborador

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional, 21 de abril de 2010

Nenhum comentário: