domingo, 18 de abril de 2010

Ceará - efeitos das poucas chuvas em 2010


Municípios no Cariri e Centro-Sul anotam prejuízos

18/04/10
Os dados oficiais sobre o balanço das safras no Estado não são animadores, de acordo com o último boletim da Ematerce. Até a segunda quinzena de abril, cerca de 60% dos hectares do Estado foram plantados. “Desse montante, já há uma perda confirmada de 20% dessa área plantada. É um quadro que deixa uma certa preocupação”, avisa Valmir Severo, diretor técnico da Ematerce.
As regiões do Cariri e Centro-Sul são as que mais compultam perdas. No início do ano, acumularam 40 dias sem chuvas. “Temos municípios que já ultrapassaram índice de 50% de perda de plantio. E o pior é que já é tarde para realizar o replantio”, completa.
Até agosto deste ano, os agricultores devem receber recursos doGarantia Safra.
Fonte: Portal da TV Verdes Mares via Twitter - http://ow.ly/1zT95 

É hora de voltar as lavouras


Com a 1ª safra perdida, os agricultores apostam no replantio

18/04/10
É hora de voltar as lavouras. Depois da estiagem prolongada do começo do ano, a chuva chegou em várias regiões do Estado. Com a primeira safra perdida, os agricultores apostam no segundo plantio.
Na região Norte, uma das regiões mais castigadas pela estiagem, o sertanejo alimenta a esperança de tirar uma boa produção de milho e feijão do campo. Em Massapê, agricultores como Francisco José de Paula perderam boa parte da safra por conta dos dias sucessivos sem chuva. Agora, o ânimo se renova no campo. A explicação está nas precipitações quase diárias.
Com as chuvas que voltaram a cair na região, muitos agricultores estão novamente na terra, preparando um novo plantio com a esperança de que a chuva dure até pelo menos o meio do ano.
João Eudes, agricultor, já está com a segunda safra de milho começando a nascer e espera que a chuva garanta o alimento da família nos próximos meses.

Fonte: Portal da TV Verdes Mares via Twitter - http://ow.ly/1zT7t

Nenhum comentário: