sábado, 17 de abril de 2010

Bioenergia - Projeto Energia do Produtor no Piauí


PI: Oficina mostra a produtores como usar bioenergia

Produtores de povoados piauienses terão dia de campo dedicado ao uso de biodigestores
Os agricultores já usam o biogás para preparar alimentos. Foto: SXC
Os agricultores já usam o biogás para preparar alimentos. Foto: SXC
No dia 24 deste mês, os agricultores familiares dos povoados Carpina II, Bacurizeiro e Baixa do Cedro, em Batalha (PI), a 154 quilômetros ao norte de Teresina, terão o Dia de Campo Manejo e Utilização de Biodigestores na Agricultura Familiar.
O evento faz parte do Projeto Energia do Produtor, uma iniciativa do Sebrae no Piauí em parceria com a Care do Brasil e com a empresa norte-americana UPS, com apoio da Prefeitura Municipal de Batalha e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha.
“O Dia de Campo vai reunir mais de 100 agricultores familiares dessas três localidades, quando iremos mostrar a aplicabilidade do biodigestor”, informa o consultor do Sebrae/PI Anísio Neto.
Na programação do evento, que começa às 8h30, haverá a “Oficina Manejo de Biodigestores em Propriedades Familiares” e a palestra “Utilização de Biogás e Biofertilizante”.

Alternativa energética
O trabalho começou há um ano, quando os produtores de caprinos e ovinos aprenderam a utilizar as fezes desses animais para a geração de energia. O agricultor familiar, que também é criador de caprinos e ovinos, colhe 50 quilos de fezes por dia, mistura 100 litros à água e coloca essa solução dentro do biodigestor. O que garante uma produção diária de sete metros cúbicos de biogás.
“Esses agricultores deixaram de utilizar o carvão, a lenha e o gás butano, passando a usar o gás do biodigestor para cozinhar alimentos, usar o ferro elétrico, ligar a geladeira e motor para gerador”, conta o consultor.
No povoado Baixa do Cedro, os agricultores usam o biofertilizante gerado no biodigestor para melhorar a produção de hortaliças no Sistema de Produção Agroecológica Integrada Sustentável (PAIS).
“O ganho para os agricultores não é só o aprendizado de uma técnica ecologicamente correta, mas eles economizam o dinheiro que utilizavam na compra do botijão de gás. Para termos uma ideia, em 30 dias são produzidos 210 metros cúbicos de biogás, o que equivale a cinco botijões. Ou seja, é uma ação com um ganho sócioeconômico bastante satisfatório”, afirma o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae/PI, Francisco Holanda.
Informações da Agência Sebrae de Notícias.
Fonte: Tendências e Mercado, 16 de abril de 2010 - 19:52 - Por Redação

Nenhum comentário: