quinta-feira, 22 de abril de 2010

Ave rara da Chapada do Araripe


SOLDADINHO-DO-ARARIPE

Dia de campo divulga habitat de espécie rara

21/4/2010 Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Criança observa, com surpresa, o pássaro Soldadinho-do-Araripe. Na prática, ele aprende a respeitar o ecossistema a partir de observações sobre como a ave vive 
ALBERTO CAMPOS

Clique para Ampliar
População local participa de observações realizadas na Floresta Nacional do Araripe, no Cariri 
KARINA LINHARES
Observar o pássaro Soldadinho-do-Araripe em seu habitat é atração que já tem admiradores na região do Cariri

Juazeiro do Norte. Admiradores de pássaros tiveram oportunidade rara no sopé da Chapada do Araripe. Puderam apreciar uma das espécies de rara beleza, que corre o risco de extinção, o Soldadinho-do-Araripe, durante atividade de observação em campo que aliou o turismo e a conscientização ambiental. A Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) promoveu a observação de aves no Geosítio Riacho do Meio, na cidade de Barbalha. O evento contou com o apoio das entidades internacionais BirdLife International, Royal Society for the Protection of Birds e Geopark Araripe.

Esta é a primeira vez que a população local tem a oportunidade de participar de uma atividade do gênero de forma organizada. Foram cerca de 15 participantes, pessoas ligadas a órgãos ambientais e admiradores da natureza. Mesmo assim, o biólogo Weber Girão, que também é vice-presidente da entidade, dedicada à preservação da biodiversidade e uso responsável dos recursos naturais da região Nordeste, afirma que o número de participantes esteve acima do convencional, já que para esse tipo de atividade tem que ser uma quantidade reduzida.

Ele ressalta que embora o Cariri receba turistas do Brasil e de outros países com o único objetivo da observação de aves, se decidiu fazer esse trabalho no sentido de levar ao conhecimento das pessoas a riqueza da biodiversidade e do próprio habitat do pássaro.

No início deste ano, uma pesquisa apresentada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, classificou a ave do Araripe em estado crítico de perigo de extinção, junto com algumas espécies brasileiras, na mesma situação. A classificação trata-se do último nível antes do desaparecimento na natureza. No caso do Soldadinho-do-Araripe, há outro fator importante: a possível extinção dessas aves está diretamente ligada a questão hídrica, já que fontes de água na área da Chapada estão desaparecendo.

Plano de conservação

A Aquasis desenvolve um Plano de Conservação com o Soldadinho-do-Araripe. O pássaro tem como habitat áreas de encosta da Chapada do Araripe, nos municípios do Crato, Barbalha e Missão Velha. Recentemente foi realizado encontro, no Crato, a fim de traçar novas estratégias de ação.

Weber afirma que a observação de aves é uma atividade que vem atraindo cada vez mais adeptos no mundo todo, por requerer principalmente o interesse do praticante e não demandar grandes gastos com equipamento, apenas um binóculo e atenção aos movimentos. Mas, tanto para aquele que utiliza somente os sentidos da visão e da audição, quanto para o que investe dinheiro na prática do lazer, ele explica que o importante é a preservação do animal em seu ambiente natural.

O objetivo da Aquasis com o evento foi formar um grupo de observadores de aves livres na região do Cariri. Ele ressalta que a quantidade de participantes poderia perturbar os pássaros. No entanto, o biólogo reforça que, havendo interessados, poderão ser formados novos grupos. O Riacho do Meio constitui um espaço importante da área da Chapada do Araripe, onde foram desenvolvidas as atividades, levando ao conhecimento das pessoas a importância da preservação do local, para a sobrevivência das espécies. A ave foi descoberta no ano de 1996.

Conforme Weber, é uma das 14 espécies de aves ameaçadas de extinção encontradas no Ceará. Ele explica ser o Soldadinho-do-Araripe a única ave naturalmente endêmica do Ceará. A conservação dessa espécie já seria um símbolo para identificar o trabalho de proteção da natureza no Estado.

"A observação de aves pode ser uma excelente alternativa, pois o impacto ambiental é praticamente nulo e promove o envolvimento das pessoas com a natureza em liberdade", explica o biólogo. A região da Chapada do Araripe é um tipo de Meca dos observadores de aves que visitam o Brasil, pois abriga 280 espécies de aves aproximadamente, tendo o Soldadinho-do-Araripe como seu maior atrativo.

Extinção

"O uso de gaiolas é extremamente nociva ao meio ambiente, levando algumas espécies à extinção"
Weber Girão
Biólogo

MAIS INFORMAÇÕES 
Aquasis
Praia de Iparana s/n, Caucaia
www.aquasis.org; (85) 3318.4911

RISCO DE EXTINÇÃO

Ave é a mais ameaçada do Estado

Juazeiro do Norte. A ave-símbolo do Ceará, o Soldadinho-do-Araripe (Antilophia bokermanni), é a mais ameaçada de extinção no Estado. O pássaro foi descoberto em 1996 por Galileu Coelho e Weber Silva, sendo incluída, em 2000, na lista global de espécies ameaçadas da ONG BirdLife International.

A ONG classifica a ave como "Criticamente em Perigo", considerado o nível mais grave antes da extinção na natureza. Em 2003, passou a constar na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Segundo Weber, o Soldadinho-do-Araripe encontra-se ameaçado por habitar as raras florestas úmidas nas encostas da Chapada, que somam apenas 28Km.

Atualmente, Weber reside na região do Cariri para iniciar projeto de pesquisa sobre o pássaro, dentro do programa de preservação.

Reprodução

O pássaro se reproduz sobre a água, onde se concentram os frutos dos quais depende para sobreviver. Os ainda fartos recursos hídricos fazem da região do Cariri um tipo de oásis em meio ao sertão, sendo a principal riqueza natural que permite esta região ser considerada o celeiro do Ceará.

A relação íntima do Soldadinho-do-Araripe com as águas torna esta espécie um símbolo para a conservação na natureza, promovendo o envolvimento da sociedade local na gestão e proteção dos recursos naturais vitais para todos.

O Projeto Soldadinho-do-Araripe tem como uma de suas principais metas desenvolver grupos de observadores de aves com a população local, incentivando para os cuidados com o ecossistema.

As observações deverão ocorrer aos sábados, em diferentes locais, estando também previstas atividades para a comemoração dos 64 anos da Floresta Nacional do Araripe, durante os dias 28 e 30.

O grupo de observadores conta com binóculos e lunetas doadas pela Sociedade Real para a Proteção das Aves. O Projeto Soldadinho-do-Araripe é mantido com recursos do programa de prevenção de extinções da entidade britânica BirdLife International.

Elizângela SantosRepórter
Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional, 21 de abril de 2010

Nenhum comentário: