quarta-feira, 10 de março de 2010

VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro


Encontro Nacional celebra os 10 anos da ASA e discute novas perspectivas de convivência com o Semiárido

Encontro Nacional celebra os 10 anos da ASA e discute novas perspectivas de convivência com o Semiárido
Intercâmbios, oficinas e debates subsidiam VII edição doEncontro


O município baiano de Juazeiro sediará, entre os dias 22 e 26 de março, o VII EnconASA – Encontro Nacional da Articulação no Semi-Árido Brasileiro, que acontecerá no Centro Cultural João Gilberto. Estão sendo esperadas cerca de 500 pessoas, vindas de todos os estados do Nordeste e de Minas Gerais.

Com o tema ASA- 10 Anos Construindo o Futuro e a Cidadania no Semiárido, o evento pretende celebrar os 10 anos da Articulação, além de avaliar e discutir as novas perspectivas da convivência com o Semiárido dentro do atual contexto sócio-político e econômico do País. O Encontro também será um espaço de debate sobre o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido e suas duas estratégias: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e o Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) e sobre outras experiências bem sucedidas que estão sendo desenvolvidas no Semiárido.

Durante o encontro, os participantes conhecerão experiências de comunidades rurais, quilombolas, indígenas, agricultores e agricultoras familiares, organizações não-governamentais, cooperativas, sindicatos, federações, pastorais, de todo Semiárido. O evento também contará painéis e oficinas temáticas sobre os seguintes temas: acesso à terra, acesso à água, segurança e soberania alimentar, economia popular e solidária, educação contextualizada, auto-organização e direito das mulheres e biodiversidade.

Quem quiser também poderá conhecer mais sobre o Semiárido através da Feira de Sabores e Saberes, que será realizada nas noites dos dias 23 a 25, na orla do rio São Francisco,onde cada estado irá mostrar e comercializar seus produtos da agricultura familiar, fortalecendo a prática daeconomia solidária.


O que é o EnconASA?

O Encontro Nacional da ASA (EnconASA) é o espaço político mais importante da Articulação no Semi-Árido (ASA), que acontece, geralmente, a cada dois anos. O evento é dedicado à discussão e avaliação das políticas públicas voltadas para a região e ao fortalecimento das experiências de convivência com o Semiárido. O EnconASA é também um momento de intercâmbio de cultura, valores e conhecimentos entre aqueles que buscam, em conjunto, construir um Semiárido mais próspero, onde o acesso à água e à terra seja apenas o primeiro passo para uma vida digna na região.

Sobre a Asa

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro é um fórum de organizações da sociedade civil, que luta pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro, desde 1999. Atualmente, mais de mil entidades dos mais diversos segmentos, como igrejas católicas e evangélicas, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, fazem parte da ASA. A principal ação da ASA é o Programa de Formação e Mobilização para a Convivência com o Semiárido, que divide-se da seguinte forma: Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).


Nenhum comentário: