quinta-feira, 4 de março de 2010

Semiárido - Desmatamento da Caatinga


Acopiara lidera o ranking de desmatamento no CE

4/3/2010 Clique para Ampliar
Desmatamento em Acopiara é considerado o maior pelo Ministério do Meio Ambiente. Desafios da Secretaria Municipal incluem políticas para diminuir índice de queimadas 
FOTOS: HONÓRIO BARBOSA
Além de Acopiara, as cidades de Tauá, Boa Viagem, Crateús, Santa Quitéria, Barro e Saboeiro integram a lista

Acopiara Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que, este município é o campeão no Estado em desmatamento da Caatinga. O Ceará é o segundo que mais desmatou o bioma, entre 2002 e 2008. A informação teve ampla repercussão na região Centro-Sul e dividiu opiniões. Outras cidades integram a lista: Tauá, Boa Viagem, Crateús, Santa Quitéria, Barro e Saboeiro.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Acopiara, Luiz Gomes Lucas, três causas contribuem diretamente para que o homem do campo continue desmatando a Caatinga. Razão cultural arraigada para o preparo do solo para o plantio de inverno, ampliação de área de cultura de milho e abertura de campos de pastagem para a criação de gado bovino. "É preciso um esforço coletivo da sociedade e dos governos para reverter esse quadro. Sozinho, o município é impotente", disse.

Apesar de ter conhecimento de estudos anteriores que mostram Acopiara com registro de maiores focos de queimadas na época do verão, Lucas questiona aspectos do monitoramento realizado pelo Ministério do Meio Ambiente. "A tradicional broca e queimada para o preparo de solo é comum a quase todos os municípios do sertão cearense. Por isso fazemos certos questionamentos". Para o secretário, Acopiara tem um desafio pela frente: baixar o índice de desmatamento e queimadas. Lucas admite que ainda há áreas de mata que oferecem matéria-prima para carvão, lenha e estacas. "Outros municípios na região Centro-Sul não aparecem nas estatísticas porque já desmataram quase tudo, nas décadas de 1960 e 1970. Ampliaram as fronteiras agrícolas e pastagem para o gado", completa.

Até o fim deste mês, Acopiara promoverá um seminário para debater a questão do desmatamento. "Vamos trazer técnicos e discutir sobre o manejo adequado, moderno da Caatinga, que preserve o meio ambiente e garanta boa produtividade. A nossa ideia é gerar um DVD educativo e divulgá-lo nas escolas, sindicatos e associações de produtores rurais", conta.

Ainda segundo o estudo do Ministério do Meio Ambiente, Tauá está em segundo lugar no desmatamento do bioma. Entretanto, a superintendente municipal do Meio Ambiente, Dolores Feitosa, estudiosa da questão ambiental, rebate os dados divulgados e esclarece: "Esse desmatamento acentuado refere-se a uma área no distrito de Cococi, no vizinho município de Parambu, na Fazenda Tabuleiro, onde há um projeto para extração de madeira para produção de carvão", esclarece.

Dolores Feitosa nega que em Tauá há queimadas e desmatamento contínuo no decorrer da primeira década de 2000. "É preciso verificar essa pesquisa com mais cuidado", observou. "As queimadas para plantio agrícola são esparsas".

O secretário de Agricultura de Crateús, Carlos Soares, disse que o município tem vários projetos que estão em andamento com o objetivo de reduzir o efeito do desmatamento e afirma que os focos de queimadas e o hábito de broca para o preparo de área de plantio vem reduzindo a cada ano. "No passado, a queima da mata nativa para broca já houve muito, mas agora está reduzida".

Soares atribui também que a retirada de mata nativa para estacas, lenha e produção de carvão ocorre com maior frequência nos municípios vizinhos de Ipaporanga, Ararendá e Ipueiras, nos chamados sopés de serra e margens de rios.

Mais informações

Prefeitura Municipal de Acopiara - (88) 3565.1995
Ministério do Meio Ambiente (61) 2028.1058

Honório Barbosa
Repórter

Nenhum comentário: