quarta-feira, 10 de março de 2010

SBPC Regional será na UFERSA


Estão abertas, em www.sbpcnet.org.br/mossoro, as inscrições para a Reunião Regional da SBPC em Mossoró (RN), que será realizada de 14 a 16 de abril nas instalações da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com o tema “Água e Desenvolvimento no Semiárido”. Dirigido para gestores de ciência e tecnologia, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento abordará questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do semiárido, região que abriga 22 milhões de habitantes de oito estados nordestinos e do Norte de Minas Gerais.
“A Reunião Regional da SBPC discutirá o desenvolvimento da ciência no semiárido e sua aplicação para solucionar problemas crônicos, a exemplo da captação, armazenamento e uso racional da água”, afirma o presidente da entidade, Marco Antonio Raupp. “Temos também como objetivo apresentar as janelas de oportunidades que a ciência pode proporcionar para o desenvolvimento da região”, acrescenta.
Programação – Durante a Reunião serão realizadas 26 conferências e mesas-redondas, com a participação de pesquisadores renomados. Além de assuntos polêmicos como a transposição do Rio São Francisco e a exploração de petróleo na região, serão abordados temas como biotecnologia, tecnologias sociais, biocombustíveis e fitoterápicos.
Paralelamente serão realizados 43 minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores de educação básica (ensino fundamental e médio). Os temas serão bem diversos e abrangerão desde didática em sala de aula até assuntos específicos, como a biodiversidade de invertebrados em manguezais do semiárido. O evento contará ainda com uma programação voltada para estudantes do ensino básico – a SBPC Mirim.
Inscrições – A Reunião Regional da SBPC em Mossoró é gratuita e aberta ao público em geral. A inscrição, mediante pagamento de taxa de R$ 15,00, é exigida apenas para aqueles que querem participar de um minicurso, e pode ser feita pelo site até o dia 2 de abril. Os inscritos também têm direito de receber a programação impressa e o certificado de participação no evento. Mais informações: www.sbpcnet.org.br/mossoro.
Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 80 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Além de uma Reunião Anual, de âmbito nacional, a SBPC realiza diversos eventos regionais, com o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico local. A Reunião Regional de Mossoró é o 38º evento de caráter regional que a SBPC realiza no País.

Nenhum comentário: