terça-feira, 30 de março de 2010

INSA e BNB assinam convênio para execução de Seminário sobre Educação Contextualizada



Por Aline Guedes

O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, e o superintendente estadual do Banco do Nordeste (BNB) na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcanti, assinaram nesta semana um convênio no valor de R$ 53 mil, para a execução do Seminário Nacional sobre Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro, a ser realizado no período de 31 de maio a 02 de junho, em Campina Grande (PB).

Destinado a profissionais de educação, pesquisadores, gestores de programas e políticas públicas e estudantes, um dos objetivos do Seminário é contribuir para o aperfeiçoamento e implementação de políticas públicas que contemplem os princípios e preceitos da Educação Contextualizada, na perspectiva da convivência com o Semiárido.

Roberto Germano comemora a celebração do convênio, afirmando que um dos maiores desafios historicamente enfrentados para inserção do currículo escolar na realidade local está relacionado à formação dos professores da Educação Básica.

“O sistema escolar encontra-se, em sua grande maioria, alheio às relações que vêm sendo coletivamente construídas nos espaços da sociedade civil organizada ou em parcerias com o poder público governamental. A escola, isolada desse contexto, com seus currículos e materiais didáticos descontextualizados, deixa de trabalhar a partir da cultura local e dos valores nela construídos” – assinala.

Já o coordenador adjunto do Seminário, Silvio Rossi (UFPB/INSA), afirma que a assinatura do convênio, aliada ao empenho de outros parceiros, como a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), é primordial para o alcance dos objetivos do evento.

Com isso, nós estamos buscando contribuir com o processo de produção e utilização de livros didáticos e paradidáticos da Educação Básica e com o aumento das oportunidades de oferta de cursos de capacitação voltados aos profissionais desse nível educacional. Trata-se de um esforço conjunto para a construção do desenvolvimento sustentável da região” – assevera Rossi.

O Seminário vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), situado às margens do Açude Velho. A palestra de abertura “Políticas Públicas para a Educação Básica” será ministrada pela Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva.

Para mais informações e inscrições, acesse a página eletrônica: http://www.insa.gov.br/snecsab/
-- 
Aline Guedes
Assessoria de Comunicação
Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) 
Edifício da Associação Comercial e Empresarial 
Av. Floriano Peixoto, 715 – 2º andar Centro 
CEP: 58.400-165 Campina Grande/PB 
Telefone:(55 83) 2101-6409 
Fax:(55 83) 2101-6403 
Celular: (55 83) 8738-6208
Site: www.insa.gov.br 
E-mail: aline@insa.gov.br

Nenhum comentário: