quinta-feira, 18 de março de 2010

Fundação Gilberto Freyre

CONCURSO NACIONAL DE ENSAIOS - 2010/2011 

Gilbero Freyre foi um dos primeiros antropólogos a trabalhar o tema da Alimentação em duas vertentes: a universal e a regional. A universal, visando ao equilíbrio nutricional de um povo, fator de ajustamento sócio-cultural; a regional, distinguindo a singularidade do preparo do alimento - a Gastronomia - na formação cultural de qualquer sociedade.
Com o objetivo de incentivar novas perspectivas sobre a temática, o 4o Concurso Nacional de Ensaios, promovido pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora, abordará a Alimentação na obra de Gilberto Freyre e premiará o melhor ensaio inédito sobre as interpretações freyrianas acerca da alimentação e da gastronomia como elemento diferenciador da arte e da cultura do povo brasileiro, tendo como referências obras como Açúcar, Nordeste, Casa Grande & Senzala, Sobrados e Mucambos, entre outras, que introduziram o valor dos ingredientes, do gênero, do trabalho, da nutrição, dos muitos significados que integram o fazer, o servir e o consumir comida.
As inscrições ocorrerão no período 15 de Março à 15 de Dezembro de 2010, e poderão ser efetuadas nas sedes da Fundação Gilberto Freyre, Recife, e da Global Editora e Distribuidora, em São Paulo. Mais informações no Regulamento do Concurso.

Nenhum comentário: