quarta-feira, 10 de março de 2010

Encontros preparatórios para a Conferência Internacional do Clima (ICID+18)


Por Aline Guedes

A Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID 2010) terá reuniões preparatórias em cinco cidades do Nordeste e um Encontro Regional, até a sua realização, programada para agosto de 2010, em Fortaleza (CE). Os municípios a receberem os eventos preparatórios são Picos (PI), Juazeiro do Norte (CE), Sousa (PB), Mossoró (RN) e Feira de Santana (BA), em datas a serem definidas, e o evento regional ocorrerá no mês de junho, em Recife (PE).

Os eventos regionais da ICID contam com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), em parceria com o Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), e outras instituições do Nordeste, como o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Já o evento da ICID Nordeste é patrocinado pelo Governo de Pernambuco, com o apoio do BNB, do INSA e de várias outras instituições.

Esses encontros preparatórios têm como finalidade a atualização e troca de experiências entre as instituições participantes, a mobilização da sociedade local, a seleção de sumários-executivos, o fortalecimento de Redes Temáticas já existentes, a exemplo da Rede Desertificação do Semiárido Brasileiro, bem como a elaboração de recomendações de políticas públicas efetivas para a região.

Nesta segunda-feira (08), a Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Pernambuco (SRH/PE), em Recife, sediou uma reunião de planejamento da ICID regional, com as presenças do secretário da SRH, José Almir Cirilo, do coordenador do Programa Nacional de Combate à Desertificação (PAN-Brasil/MMA), José Roberto de Lima, do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Roberto Germano Costa, do diretor de da Agência Nacional de Águas (ANA), Bruno Pagnoccheschi, além de representantes do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Na reunião, foram definidas atribuições de cada instituição e a equipe básica de preparação, que será formada pelas Coordenações Geral, Administrativa, Técnica, além da Secretaria Executiva. Já a seleção dos sumários executivos está a cargo da Secretaria Executiva da ICID, no CGEE.

O diretor do INSA, Roberto Germano, explica que o evento regional pretende catalogar as sugestões decorrentes dos trabalhos dos seminários estaduais, no sentido de agilizar o processo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (MDG), que visa à melhoria da qualidade dos recursos naturais, redução da vulnerabilidade, pobreza e desigualdade, promovendo o desenvolvimento sustentável.

“Como o próprio termo sugere, esses eventos preparatórios têm o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre as necessidades locais de convivência com o Semiárido, buscando-se a geração de um documento a ser apresentado na ICID Internacional, tornando o evento o mais prático possível” – enfatiza Germano.

Os organizadores da ICID Nordeste esperam a participação de 200 pessoas, representantes de Secretarias de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Fóruns Estaduais de Mudanças Climáticas, Federações de Agricultura, Pontos Focais dos Estados, Universidades, dentre outras instituições. Saiba mais na página eletrônica www.icid18.org.

-- 
Aline Guedes
Assessoria de Comunicação
Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) 
Site: www.insa.gov.br 

Nenhum comentário: