segunda-feira, 1 de março de 2010

CURSO - Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico


Secretaria Assuntos Políticos (SAP)
Convocatoria Abierta
OEA‐GE01‐10‐39
Curso:
Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico

Com o apoio financeiro do 
International Development Research Centre (IDRC / ICA)

Forma de Estudo: O curso será ministrado inteiramente on‐line (Internet) através da Aula Virtual do Departamento de Modernização do Estado e Governabilidade (DMEG) da Secretaria de Assuntos Políticos (SAP) da OEA e requer um compromisso diário de tempo e dedicação, bem como conhecimento de informática.

Data para inscrição: 11 de janeiro a 18 de março de 2010 (17:00 ‐ horário de Washington DC).

Datas de início e término: De 20 de abril a 4 de junho de 2010.

Duração do curso: (7) semanas (115 horas).

Período para efetuar o pagamento: De 23 de abril a 16 de maio de 2010.

Idioma: o curso será ministrado em português.
Objetivo do curso:
O objetivo do curso é possibilitar que os participantes adquiram e consolidem o domínio sobre os principais conceitos de Governo Eletrônico, assim como dos elementos críticos que devem integrar uma estratégia desta natureza. Isso é alcançado através da:

a.        Indução a uma visão global sobre desenvolvimento e implementação de projetos destas características;

b.       Análise de experiências de sucesso em Governo Eletrônico de vários países;

c.        Elaboração de um projeto de Governo Eletrônico adequado ao âmbito jurisdicional e territorial selecionado pelo participante.

Implementação:
Este curso é oferecido como uma atividade de capacitação da Secretaria de Assuntos Políticos (SAP) da Organização dos Estados Americanos (OEA) em temas identificados como prioritários durante a Cúpula das Américas e a Assembléia Geral da OEA para contribuir com os esforços de modernização na região mediante a formação de quadros críticos e apoio ao fortalecimento institucional.
Programa:
Cada semana se desenvolverá um módulo que será aberto com leituras e atividades on‐line coordenadas por um tutore será encerrado com um controle da leitura. É imprescindível que o estudante participe das sessões on‐line por meio da Aula Virtual que incluem sala de bate‐papo, fóruns interativos e correios eletrônicos. O curso começa com o primeiro módulo destinado a adquirir os conhecimentos e habilidades necessárias para a operação correta da Aula Virtual e suas ferramentas na Internet, seguido de quatro módulos de conteúdos, um de ajuste conceitual e um de encerramento e avaliação final. Os temas principais de cada módulo são detalhados a seguir:

Semana 1
Introdução à Aula Virtual: boas vindas, socialização e uso das ferramentas.

Semana 2
Introdução ao governo eletrônico: conceitos básicos; vantagens, benefícios e riscos do Governo Eletrônico.

Semana 3
A estratégia de governo eletrônico como um projeto do país, estado, e/ou município. Guia para a elaboração de uma estratégia de governo eletrônico. Elementos que compõem uma estratégia de Governo Eletrônico. Por onde começar: áreas de alto impacto no âmbito de governo eletrônico.
Semana 4
Análise de experiências de sucesso: Brasil e Chile. Aplicação de Melhores Práticas. Antecedentes.
Características e enfoque implementado. Resultados.

Semana 5
Lições aprendidas. Análise de oportunidades, riscos e implicações na implementação de projetos de governo eletrônico.
Semana 6
Integração e Resolução do Trabalho Final.

Semana 7
Avaliação do Trabalho Final e Encerramento do curso.


Metodologia de trabalho:
O curso a distância será realizado durante 7 (sete) semanas e será ministrado com a supervisão acadêmica de tutores especializados, que acompanharão e orientarão os participantes enquanto estes assumem um papel ativo no processo de aprendizagem. Da mesma maneira, será promovido um ambiente de aprendizagem construtivo e colaborativo. Os tutores serão os mediadores do curso, avaliarão as atividades atribuídas aos participantes e proverão uma avaliação substantiva, com a finalidade de aportar uma análise consolidada das intervenções recebidas, bem como os esclarecimentos individuais que sejam necessários.
Ao longo das sete semanas, o curso será ministrado com o apoio e a supervisão acadêmica de tutores on‐line, que atenderão semanalmente os participantes desde o começo até o final do curso. Os tutores, além de atribuirem os trabalhos de leitura que serão entregues, estabelecerão os horários para a participação nas atividades on‐line, bem como orientarão os participantes permanentemente em aspectos, tais como:

1. Problemas para acessar a sessão do curso;

2. Dificuldades com as ferramentas de chat, email e fóruns de discussão;

3. Ajuda na análise e avaliação das atividades atribuídas;

4. Esclarecimento de dúvidas nos casos em que seja solicitado, e

5. Sugestão de leituras de apoio.

Da mesma forma, os tutores entregarão semanalmente a cada participante um avaliação sobre o seu desempenho.

Nota: embora a metodologia do curso contemple a participação em atividades interativas obrigatórias on‐line a cada semana, espera‐se que o participante dedique, no mínimo, duas horas diárias durante cinco dias na semana para a leitura e análise de conteúdos, assim como para a preparação dos trabalhos atribuídos pelo tutor, em especial, na elaboração do seu trabalho final e envio de emails, dúvidas e/ou comentários.

Resultados esperados:
O principal objetivo da iniciativa é oferecer aos participantes o acesso à formação e informação que os ajude, não somente a compreender o significado e as vantagens do governo eletrônico e de suas possibilidades como ferramenta de transformação da gestão pública, mas também dominar os elementos teóricos e práticos necessários para elaborar uma estratégia de governo eletrônico.

Por esse motivo, ao finalizar o curso, os participantes deverão estar capacitados para trabalhar na preparação de uma Estratégia de Governo Eletrônico, utilizando as diretrizes gerais discutidas ao longo do curso, e saber adaptar‐se às necessidades e desafios que poderão se apresentar em cada caso específico.
Requisitos: O perfil almejado nos participantes deste curso atende às seguintes características:

1. Perfil profissional e/ou acadêmico:

1.1.     Líderes políticos e/ou executivos de governo com capacidade de decisão, que tenham a responsabilidade de definir a visão futura da instituição que dirigem e de desenhar a estratégia adequada (Ministros / Vice‐ministros / Secretários de Estado), ou

1.2. Gerentes públicos e pessoas com postos diretivos na administração pública, que tenham a responsabilidade de implementar a visão e a estratégia que definem seus superiores (Diretores / Vice‐diretores Gerais / Chefes de Área), ou

1.3. Profissionais, acadêmicos e estudantes nas áreas relacionadas ao curso, que estejam interessados nesta temática como ferramenta para a melhoria da gestão de governo.

2.         Compromisso de tempo e trabalho na Internet:

2.1. É necessário que o participante dedique, em média, duas horas e meia diárias às atividades e trabalhos do curso no ambiente virtual. Adicionalmente, o participante deverá fazer os módulos e os trabalhos.
2.2. Em função de que o curso se desenvolve num ambiente virtual, é necessário estar familiarizado com o uso de email, processador de texto, navegação na Internet e uso de espaços virtuais de trabalho. Em qualquer caso, a Aula Virtual conta com um manual de uso e uma ferramenta de ajuda.
2.3. Domínio da língua portuguesa.

Certificação:
Todos os participantes que tenham cumprido satisfatoriamente com todos os requisitos de forma, fundo e procedimento do curso, de acordo com a avaliação do tutor, farão jus a uma Cerificação da OEA/SAP comprovando a sua aprovação no curso.
O certificado de aprovação do curso será enviado em versão eletrônica. O envio do original terá um custo adicional de US $ 20.00 dólares.

Para aprovação no curso, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

1. Participação nos fóruns semanais da Aula Virtual,

2. Realização do trabalho de avaliação semanal, e

3. Entrega do Trabalho Final, que consiste na elaboração e apresentação de um projeto de estratégia de Governo Eletrônico adequado às necessidades e condiciones do âmbito jurisdicional e territorial selecionado.

Ajuda financeira:
Para a realização deste curso, os participantes selecionados serão beneficiados com a ajuda financeira da SAP/OEA no valor de U$350 (trezentos e oitenta dólares). No entanto, todos os participantes selecionados para participar no curso serão beneficiados com uma bolsa de US$ 200 (duzentos dólares) fornecida pela SAP. Por isto, o custo final ao participante é de US$150 (cento e cinqüenta dólares). Os participantes selecionados serão responsáveis do cumprimento das atividades envolvidas no desenvolvimento do curso.

Processo de inscrição:

Passo1: Completar e enviar o formulário de inscrição ao curso do Departamento de Modernização do estado e Governabilidade da SAP/OEA antes da 17:00 horas do dia 18 de Março de 2010. É necessário realizar o registro através do seguinte link onde se encontrará o formulário de inscrição. É requisito, para as inscrições e para a comunicação no curso, que cada participante tenha uma conta de email pessoal.

Esta notificação se refere somente ao recebimento de seu formulário de inscrição e não implica admissão no curso. A confirmação de sua admissão ao curso, com as instruções de pagamento, será enviada via e‐mail a partir do dia 19 de Março de 2010.

Passo 2: Método de pagamento: Em caso de ser admitido no curso, a forma de realizar o pagamento é através de uma pagina segura de Internet do Departamento de Modernização do Estado e Governabilidade da SAP, utilizando um cartão de crédito (Visa, MasterCard ou American Express). O link desta página, juntamente com as instruções de pagamento, será enviado no dia 19 de Março de 2010, junto com a confirmação de admissão no curso. O pagamento deverá ser realizado entre os dias Março a 11 de abril de 2010.

Notas:

1. Uma vez recebido o pagamento, a informação sobre como acessar o curso e a Aula Virtual será enviada a partir do dia 19 de abril de 2010 à direção de correio eletrônico registrada. O curso terá início no dia 20 de abril.

2. Assegure‐se de agregar a seguinte direção eletrônica a sua agenda de e‐mails para que as comunicações enviadas não sejam qualificadas como “spam”: formacion@oas.org.

3. Uma vez realizado o pagamento, não haverá possibilidade de reembolso. Qualquer consulta sobre este anúncio deverá ser enviada a formacion@oas.org, tendo como assunto curso “ Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico”, Edição Especial No. 39 para o Brasil.


Para a inscrição de curso, clique no seguinte link:

“Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico”, Edição Especial No. 39 para o Brasil. = http://preinscripcion.aulacapacitacion.com.ar/content/view/12/2/

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