terça-feira, 28 de julho de 2009

XI SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS E III SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA (SAPI)



O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ), têm o prazer de convidá-lo para participar do XI SEMINÁRIO BRASILEIRO DE PRODUÇÃO INTEGRADA DE FRUTAS E III SEMINÁRIO SOBRE SISTEMA AGROPECUÁRIO DE PRODUÇÃO INTEGRADA (SAPI), a ser realizado na cidade de Petrolina, Pernambuco, no período de 08 a 11 de setembro de 2009.

O evento tem por objetivo discutir e apresentar temas relacionados à Produção Integrada, visando tornar a agropecuária brasileira mais competitiva, com produtos de alta qualidade, sem, no entanto esquecer das questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e ao bem estar das pessoas que trabalham no processo de produção.

Atualmente o MAPA possui 56 projetos de produção integrada implantados, os quais têm mudado substancialmente os sistemas de produção dos produtos agropecuários. Trata-se de um evento em que, todos os coordenadores dos projetos de produção integrada do país, estarão presentes, apresentando os últimos resultados obtidos nas ações desenvolvidas nos projetos em andamento.

As estratégias de marketing e comercialização dos produtos agropecuários oriundos do sistema, os resultados dos projetos de pesquisas, as questões ambientais e a importância da rastreabilidade no Sistema de Produção Integrada, serão os temas de maior importância do seminário.

Tema: “ Produção Integrada - Base de Sustentabilidade para a Agropecuária Brasileira”

Objetivo:


O evento busca levar ao conhecimento do público em geral os benefícios do Sistema de Produção Integrada, o qual tem por objetivo garantir a qualidade dos produtos, a competitividade e a sustentabilidade da agropecuária brasileira.

Público Alvo:

Lideranças, consumidores, varejistas, atacadistas, produtores, estudantes e profissionais ligados às ciências agrárias, interessados em conhecer, adotar, e multiplicar os preceitos da Produção Integrada.

Os resumos expandidos deverão ser encaminhados para a Comissão Organizadora, no e-mail xiseminariopi.resumos@cpatsa.embrapa.br até 31 de julho de 2009, após o preenchimento da ficha de inscrição no site http://www.cpatsa.embrapa.br/xiseminariopi

Serão aceitos, para apresentação no XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o III Seminário sobre o Sistema Agropecuário de Produção Integrada, até dois resumos expandidos por autor principal, inéditos, oriundos de trabalhos realizados nas diferentes áreas da produção integrada.

Para o co-autor, não haverá restrição quanto ao número de participação em trabalhos e não será obrigatória sua participação no evento. Caso queira participar do Seminário, é necessário efetuar sua inscrição.

Não serão aceitas descrições de projetos, intenção de trabalho ou revisões bibliográficas.

Os resumos deverão ser encaminhados segundo as especificações a seguir:

A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação), bem como as opiniões e conceitos emitidos nos resumos expandidos são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es) e será considerada como critério de avaliação pela Comissão Científica. Contudo, serão também consideradas pela comissão técnico-científica, a qualidade técnica, a clareza, a relevância e a pertinência dos mesmos ao evento. Os resumos expandidos serão publicados, desde que estejam redigidos conforme as especificações de formatação estabelecidas pela comissão científica, na forma em que foi enviada pelos autores;

A apresentação do trabalho será em forma de poster.

Os resumos expandidos deverão ser preparados conforme as especificações abaixo:

O texto deverá ser digitado em qualquer ferramenta de edição de texto compatível ao Microsoft Word em qualquer versão inferior ao Vista, formatado para folha de papel A4 (210 x 297mm), com margens superior e esquerda de 30 mm e inferior e direita com 20 mm;

O trabalho deverá ser digitado em fonte Arial, tamanho 12 para os títulos, 11 para o texto, com espaçamento de 1,5 cm entre linhas;

O título do trabalho deverá ser escrito em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Deve-se deixar um espaço e acrescentar, em seguida, por extenso, em letras minúsculas, o(s) nome(s) completo(s) do(s) componentes(s) da equipe do trabalho. As qualificações, tais como a escolaridade, a instituição de vinculação, o endereço e correio eletrônico, deverão ser apresentadas, imediatamente abaixo dos autores, com um espaço entre os autores e as mesmas. Utilizar chamada numérica crescente sobrescrita para indicação das informações dos respectivos autores; Serão aceitos, no máximo, 1 autor e 9 co-autores em cada trabalho.

Os originais do trabalho (resumos expandidos) conterão, no máximo seis (6) e, no mínimo três (3) páginas, obedecendo à seqüência: Título, Autor(es), Informações dos Autores, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências. Os títulos dos itens deverão ser digitados em negrito, alinhados à esquerda, com os textos justificados e separados por um espaço;
Os nomes científicos serão escritos em itálico. Quando presente no título o nome científico deverá ser digitado, também em itálico, em letras minúsculas, só com a primeira letra maiúscula. Após mencionados pela primeira vez no texto, os nomes genéricos das espécies serão abreviados com um ponto após a primeira letra do gênero;

As figuras (desenhos, ilustrações e fotos) serão inseridas, logo após sua menção no texto e não devem ultrapassar as margens da página. As fotografias deverão ser em alta resolução, no mínimo 300 dpi. Os títulos das tabelas e das figuras deverão seguir as normas da ABNT, ser auto-explicativos e concisos. Nas tabelas deverão ser colocadas acima destas e nas figuras e fotos abaixo das mesmas e numeradas em ordem crescente;

As referências devem ser descritas de acordo com as Normas da ABNT - NBR 6023:2002, listadas em ordem alfabética do sobrenome dos autores, sem numeração. Não devem ser usadas abreviações para títulos de revistas e periódicos.
Os autores deverão informar, no canto esquerdo superior da primeira página, acima do título, a área de concentração do trabalho, descritas abaixo:

Fitossanidade
Pós-colheita
Fisiologia
Fitotecnia
Irrigação
Nutrição de plantas
Zootecnia
Processamento e agroindústria
Marketing e comercialização
Preservação e qualidade ambiental
Outras (especificar)

A confirmação do recebimento do resumo expandido será automática, imediatamente após o envio.

Após a revisão do resumo expandido, a comissão técnico-científica informará ao responsável pelo envio do mesmo, até 10 de agosto de 2009, o parecer sobre a aceitação ou não do trabalho enviado.

O comprovante de depósito, (e comprovante de matrícula em instituição de ensino, no caso de estudante), legível e com a identificação do participante, deverá ser enviado via fax (87) 3862-7744, ou por correio eletrônico xiseminariopi@cpatsa.embrapa.br até dia 10/07/2009.

Apresentação em forma de Poster:

Para a apresentação na forma de Poster o(s) autor(es) terá(ão) direito a um espaço de 1,00 m de largura por 1,20 m de altura.

O período de apresentação será em torno de duas (2) horas, de acordo com a programação oficial.

Os trabalhos apresentados em forma de pôster terão as seguintes dimensões: 1,00 m de largura x 1,20 m de altura.

Sugere-se usar fonte "Times New Roman" ou "Arial", lembrando-se que o pôster deve ser lido a uma distância de, pelo menos, 1 metro.

O período de apresentação será durante o XI Seminário Brasileiro de Produção Integrada de Frutas e o III Seminário sobre o Sistema Agropecuário de Produção Integrada em local, dias e horários definidos na programação do evento.

O(s) autor(es) deverá(ão) estar à disposição dos interessados para prestar esclarecimentos necessários por ocasião da apresentação.

O pôster deverá ser escrito em português e conter o título do trabalho, autores, instituições e respectivos endereços, introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusões e referências (opcional). O arranjo e estética são livres, e de responsabilidade dos autores, porém os componentes do pôster devem ser organizados em uma seqüência lógica para facilitar a compreensão e despertar o interesse do público.

Utilizar o mínimo de texto e explorar mais figuras, esquemas, gráficos e tabelas. O texto deve ser sucinto e objetivo.

Cada trabalho terá um painel para afixação, identificado com o número do pôster e estará à disposição dos autores no dia e local da apresentação.

A afixação do pôster é de responsabilidade dos autores, portanto recomenda-se levar o material a ser utilizado na sua afixação. O autor deverá afixar o pôster durante a manhã do dia da apresentação.


Mais informações:

http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/_xiseminariopi/index.php?op=apresentacao

Telefone: (87) 3862 1711 ramal– 215
Fax: (87) 3862 1744
e-mail: xiseminariopi@cpatsa.embrapa.br

Endereço:
BR 428, km 152, Zona Rural - Caixa Postal 23
CEP 56302-970 - Petrolina - PE, Brasil

Nenhum comentário: