quinta-feira, 2 de julho de 2009

Agricultura Familiar



II FECEAF
Oportunidades para agricultura familiar
Fortaleza. Um retorno à normalidade e uma oportunidade de conhecer a produção do Interior. É com esta expectativa que será aberta, hoje, no Parque de Exposições Governador César Cals, a II Feira Cearense da Agricultura Familiar (Feceaf). A Feira contará com a presença do titular da Secretaria Nacional do Desenvolvimento Territorial, Humberto Oliveira. O secretário também vai abrir o I Encontro de Prefeitos do Estado do Ceará, realizado pela Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na ocasião, serão discutidas questões relativas ao desenvolvimento dos territórios.
O encontro espera reunir cerca de mil agricultores de todo o Estado, o que marcará a retomada dos trabalhos no campo após as fortes chuvas deste ano. Serão quatro dias de muita movimentação em torno da cultura e da gastronomia do Ceará, em um verdadeiro turismo rural. Na programação haverá miniaçude (onde funcionará um pesque-pague ), minifazenda, parque de diversões, bodega à luz de lamparina, casa de farinha, engenho, ordenhadeira, comercialização de diversos produtos.
Capacitação
Na ocasião, visitantes e expositores irão desfrutar de ambiente interiorano, onde funcionarão sete Unidades de Processamento de produtos como mel, castanha, peixe, hortaliças, frutas, leite e carne. Será demonstrado o passo a passo do manejo desses produtos: confecção de mel com própolis, beneficiamento da castanha, filetamento de peixe e transformação do couro, preparação de compotas, frutas desidratadas, queijo, bebidas lácteas, cortes industriais de carne, hambúrguer, entre outros.
De acordo com o titular da SDA, Camilo Santana, cerca de 500 empreendimentos de todas as regiões do Estado, representando mais de 100 municípios do Ceará, serão responsáveis pela dinâmica da Feira. “Essa será uma grande oportunidade para alavancar e aquecer a comercialização dos produtos, unindo a capacitação dos agricultores com cursos, oficinas, seminários, ilhas temáticas e outros. Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar através da divulgação e comercialização de seus produtos”.


A II Feira Cearense da Agricultura Familiar contará também com demonstrativos de mandalas, cultivo protegido (sistema telado), exposição de animais, concurso leiteiro, além das atrações culturais de reisado, quadrilhas, forró pé de serra, shows de humor, além de apresentações de bandas e cantores como Dona Zefa, Zé Vicente, Dona Zefinha, Cumpade Barbosa e as Cumade.
A Feceaf é uma das atividades propostas pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com base no Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), realizada através da parceria entre Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) e SDA.
Mais informações:
II Feira Cearense da Agricultura Familiar
Abertura á 17 horas no Parque de Exposições Governador César Cals
(85) 3101.8058
Karoline Viana
Repórter

Fonte: Jornal Diário do Nordeste - Caderno Regional - Fortaleza, 2 de junho de 2009

Nenhum comentário: